O livro "Problemas de Medo", de Luciene Regina Paulino Tognetta (com ilustrações de Paulo Masserani), é um conto infantil que faz parte da coleção "Bullying, quem tem medo?".
Em suma, "Problemas de Medo" é um recurso valioso na biblioterapia infantil e pré-adolescente para trabalhar o tema do bullying, a gestão do medo e a promoção de virtudes e comportamentos sociais positivos. A mediação de um biblioterapeuta ou educador é fundamental para guiar a leitura e a discussão, permitindo que as crianças extraiam os maiores benefícios terapêuticos e educativos da obra.Google
Na biblioterapia, especialmente com crianças e pré-adolescentes, esse livro pode ser indicado para:
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1. Discussão e compreensão do bullying:
- Identificação: O livro, ao abordar a temática do bullying sob a perspectiva do medo, permite que crianças que sofrem ou presenciam o bullying se identifiquem com os personagens e as situações.
- Nomear sentimentos: Ajuda as crianças a reconhecer e nomear os se
ntimentos de medo, insegurança e tristeza que podem surgir em situações de bullying. - Empatia: Coloca o leitor em contato com as emoções dos envolvidos no bullying (vítimas, agressores e espectadores), promovendo a empatia.
2. Enfrentamento e superação do medo:
- Exploração do conceito de medo: O título "Problemas de medo: serão problemas de matemática? Será que, se a gente somar a coragem e diminuir o medo, dividir as tristezas e multiplicar as ações para o bem, a gente consegue acabar com o bullying na escola?"
já sugere uma abordagem lúdica para enfrentar o medo. - Estratégias de superação: A narrativa provavelmente apresenta formas criativas e construtivas de lidar com o medo, incentivando as crianças a buscar soluções e a desenvolver coragem.
- Fortalecimento da autoestima: Ao mostrar que é possível superar o medo e o bullying, o livro pode fortalecer a autoestima e a autoconfiança das crianças.
3. Promoção da convivência ética e do respeito:
- Valores: O livro se alinha com competências da BNCC relacionadas a temas como emoções, convivência e, principalmente, o combate ao bullying. Isso significa que ele aborda a importância do respeito, da solidariedade e da construção de um ambiente escolar mais saudável.
- Impacto das ações: As histórias podem ilustrar as consequências do bullying e a importância de ações positivas para o bem-estar de todos.
4. Desenvolvimento de habilidades sociais:
- Comunicação: Pode ser um disparador para conversas sobre como se expressar, pedir ajuda e defender a si mesmo ou a outros.
- Resolução de conflitos: As narrativas podem oferecer exemplos de como resolver conflitos de forma pacífica e construtiva.
Em suma, "Problemas de Medo" é um recurso valioso na biblioterapia infantil e pré-adolescente para trabalhar o tema do bullying, a gestão do medo e a promoção de virtudes e comportamentos sociais positivos. A mediação de um biblioterapeuta ou educador é fundamental para guiar a leitura e a discussão, permitindo que as crianças extraiam os maiores benefícios terapêuticos e educativos da obra.Google